Há dois anos era inaugurado o primeiro espaço dedicado a cuidados paliativos do Sul do Brasil, o Valencis Curitiba Hospice, e, desde então, o local que tem como diferencial o foco na qualidade de vida e no atendimento de pacientes portadores de doenças crônicas incuráveis e progressivas ampliou o seu leque de atendimentos para esses …
Há dois anos era inaugurado o primeiro espaço dedicado a cuidados paliativos do Sul do Brasil, o Valencis Curitiba Hospice, e, desde então, o local que tem como diferencial o foco na qualidade de vida e no atendimento de pacientes portadores de doenças crônicas incuráveis e progressivas ampliou o seu leque de atendimentos para esses pacientes especiais. Em seus 730 dias de atendimento, o Valencis Curitiba Hospice ofereceu uma equipe multidisciplinar especializada em Cuidados Paliativos com a atuação de profissionais da área médica, de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e, ainda, de terapias complementares que reúnem Reiki, acupuntura, recreação e artes. Todo esse aparato profissional visa dar suporte ao paciente em suas necessidades individuais, integrando de forma global os aspectos clínico, psicológico, social e espiritual.
A diretora médica do Valencis Curitiba Hospice, Clarice Nana Yamanouchi, explica que os Cuidados Paliativos auxiliam na proteção da qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores, pois também tratam o sofrimento que a doença pode causar. “O manejo adequado dos sinais e sintomas da doença e das complicações dos tratamentos proporciona o aumento da sobrevida. Acreditamos que quando a vida é mais bem cuidada, a vivemos em sua plenitude.”
O hospice da capital paranaense está cada vez mais ativo com internações e atendimentos ambulatoriais em crescimento. Segundo a médica, os Cuidados Paliativos evoluíram muito nos últimos anos, a exemplo da resolução publicada pelo Ministério da Saúde no final de 2018 que normatiza a oferta de Cuidados Paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). E a cancerologista e cirurgiã oncológica complementa que “Além disso, os Cuidados Paliativos conquistaram mais espaço na mídia e, também, nas áreas de formação, considerando que o interesse por este tema vem sendo demonstrado pelo aumento dos cursos de pós-graduação nessa área”.
Aequs Valencis – evento marca comemoração de dois anos da instituição
Buscando cada vez mais a disseminação das informações sobre os Cuidados Paliativos no país, o Valencis Curitiba Hospice realizará, no dia 21 de setembro, das 8h às 17h30, o Aequs Valencis – Evidências em Cuidados Paliativos. O evento tem a expectativa de atender aproximadamente os profissionais da cidade de Curitiba, regiões do estado do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, entre outros, e proporcionará a troca de experiências de serviços de referência nacional e internacional. “O Aequs Valencis será composto de palestras e mesas-redondas com discussão de casos com sobre temas relacionados a esta área de conhecimento, o que enriquecerá a atuação dos profissionais da saúde que têm interessam em se aprimorar dentro dessa proposta de um melhor cuidado”, destaca a médica Clarice Nana Yamanouchi.